Características:
Vamos semear e ver a natureza germinar?
As Sementes vivas proporcionam-nos sementes biológicas e biodinâmicas de Polinização Livre 🌱
Temos disponível uma variedade de sementes de hortícolas, flores, ervas aromáticas e adubos verdes.
Nesta página poderá encontrar a variedade de hortícolas:
Nota: os calendários de cultivo são apenas uma estimativa.
Abóbora ‘Butternut Waltham’ – Variedade trepadora, com frutos em forma de pêra, de casca fina e cor creme. O interior é carnudo e de um laranja vivo. Frutos de 1,5 a 2 kg. A maturação é tardia, podendo-se armazenar por vários meses. Ideal e muito prática na cozinha devido à sua forma. O seu sabor é doce e com um leve toque a frutos secos.
Abóbora Hokkaido ‘Red Kuri’ – Belíssima abóbora Hokkaido arredondada, com peso médio de 1,5 kg. A casca tem a cor laranja viva e o interior é amarelo e carnudo. É uma variedade bastante produtiva. Com um manuseamento cuidado durante a colheita e com boas condições de armazenamento pode conservar-se durante vários meses. Incrivelmente saborosa, possui notas de frutos secos no paladar!
Acelga ‘Rainbow Chard’ – Um misto colorido de várias variedades de acelgas. Rosas, amarelas, verdes e vermelhas fazem este conjunto, ideal para trazer alegria á horta. ao prato ou à banca do mercado. Um verdadeiro arco-íris de sabor!
Alface ‘Red Salad Bowl’ – Pertence ao grupo das alfaces folha de carvalho, apresenta-se com folhas recortadas, de textura enrugada e cor vermelha acastanhada. É uma variedade ideal para ir cortando as folhas à medida das necessidades, pois não forma cabeça. Necessita entre 45 e 50 dias até à colheita e pode ser conservada durante algum tempo. Deliciosa e versátil!
Alface ‘Salad Bowl’ – variedade de alface folha de carvalho que não forma cabeça. As folhas são verde vivo, recortadas e de alto volume. Ótimas para ir cortando à medida que necessita e deixar crescer novas folhas até à próxima colheita. Possui uma boa resistência ao frio.
Alho-Francês ‘Carentan 2’ – Uma variedade de alho-francês de tamanho e formato clássico. Produz talos grossos de cor branca e altura média. Bastante adequado aos invernos portugueses, a melhor altura para um deliciosa sopa de alho-francês!
O calendário anterior é a altura mais comum para se semear alho francês mas esta cultivar é resistente aos invernos portugueses e podemos colocar todo o ano. Na embalagem estão escritas as seguintes indicações relativamente ao cultivo na outra época:
Semear: Outubro a Fevereiro; Semear em Estufa: Outubro a Fevereiro; Transplantar: Dezembro a Abril; Colher: Abril a Setembro
Curgete ‘Zuboda’ – Variedade não trepadora, produz frutos longos, de cor verde escura e com pequena cavidade de sementes. A colheita começa 6 semanas após o transplante, tendo boa produtividade. As flores são comestíveis e, tal como os frutos, são deliciosas!
Espinafre ‘Matador’ – Espinafre anual de crescimento rápido e elevada produtividade. Folhas largas, compactas e verde-escuras. Delicie-se com as folhas jovens ou com as folhas verdes mais maduras. Semeie de duas em duas semanas para colher durante todo o ano.
Fava ‘Do Algarve’ – Uma das mais antigas variedades produzidas em Portugal. Fava temporã de cor branca, produz grãos de tamanho grande e de cor verde claro, cerca de 6 por vagem. E uma planta rústica e resistente a condições atmosféricas adversas.
Fava ‘Super Aguadulce’ – Uma variedade tradicional originária de Espanha, fácil de cultivar. Variedade robusta com vagens longas, de 15 a 17 cm. Produz favas cremosas, deliciosas tanto quando comidas frescas ou secas.
Nabo ‘Di Milano a Colleto Viola’ – Variedade que produz nabos redondos ligeiramente achatados, com uma ligeira cor violeta sobre o cimo da raiz. Mais adequado para o cultivo no fim do verão/outono devido à tendência para espigar em cultivo de primavera. O miolo branco e carnudo faz desta variedade um nabo de excelência!
Pepino ‘Marketmore’ – Variedade de pepino bem conhecida que forma frutos robustos, alongados e de sabor agradável. Exige temperaturas elevadas, exposição solar e regas frequentes. Refrescante para saladas e sopas frias!
Pepino ‘Tanja’ – Variedade de flores mistas que proporciona boas colheitas. Especialmente indicado para o cultivo ao ar livre. Os frutos são verde escuros, ideais para a colheita com o tamanho de 20 a 25 cm. O sabor é muito agradável e nada amargo.
Pimento Picante ‘De Cayenne’ – Pimento malagueta que produz frutos esguios e compridos, com cerca de 10 a 12 cm. A planta pode atingir os 60 cm de altura. Os frutos passam da cor verde intensa para uma cor vermelha, quando maduros. A intensidade do picante é média.
Pimento ‘Padron’ – Variedade antiga espanhola, proveniente da Galiza. Boa produtividade, pimentos colhidos preferencialmente quando pequenos, com aproximadamente 5 cm e cor verde-amarelada. Têm forma alongada, geralmente com sabor suave mas conhecida por ocasionalmente poder ser picante! Tradicionalmente servido frito em azeite com tapas.
Tomate ‘Principe Borghese’ – Uma antiga variedade Italiana adequada para secagem e armazenamento durante o inverno. Variedade muito produtiva com frutos de cor vermelho intenso que pesam entre 30 e 60 g. Variedade de hábito de crescimento determinado, não necessita de estacas para uma boa produção. Dê um toque Italiano a sua salada!
Tomate ‘Red Pear’ – Uma variedade tradicional de tomate com frutos vermelhos em forma de pêra. Distingue-se visualmente e produz pequenos frutos saborosos com aroma apimentado. Ideal para comer entre as refeições ou em saladas. Variedade com plantas de hábito de crescimento indeterminado com tamanho médio.
Rabanete ‘French Breakfast 2’ – Um rabanete de forma alongada, casca rosada e ponta branca. O crescimento é muito rápido e é de alta produtividade. São ligeiramente picantes, excelentes para serem consumidos crus, simplesmente cortados em fatias finas, palitos ou ralados. As suas folhas são ideais para fazer esparregado ou prepará-las como espinafres. Aventure-se na cozinha!
Pode ser feita sementeira direta todo o ano e colhidos durante todo o ano.
Marca:
O que é as Sementes Vivas pelas palavras dos fundadores
“Fundada em 2015, em Idanha-a-Nova, Portugal, somos a única empresa ibérica dedicada de forma exclusiva à produção de sementes de alta qualidade com certificação biológica e certificação Demeter. Na nossa quinta fazemos todo o tipo de produção de sementes. Desde a produção de variedades de flores e ervas aromáticas, hortícolas e ainda algumas culturas de adubos verdes. O cultivo para produção de sementes é mais difícil e desafiante do que os cultivos normais de produção de alimentos, particularmente devido aos ciclos mais longos de culturas. Felizmente contamos com uma equipa profissional e dedicada, especializada neste tipo de produção. A nossa equipa é constituída por 30 elementos, motivados e apaixonados pela natureza, desempenhamos funções variadas.
Produzimos sementes 100% biológicas e somos também certificados DEMETER para a agricultura biodinâmica. Esta certificação DEMETER é ainda mais restrita e específica que a certificação biológica, comprovando que tentamos ao máximo ter práticas agrícolas que promovam um ciclo fechado na nossa quinta. A utilização de adubos é praticamente nula, focando-nos principalmente na adubação verde e na rotação de culturas.”
Mais informação:
AGRICULTURA BIOLÓGICA – A agricultura biológica é um sistema de produção sustentável que promove a saúde dos solos, dos ecossistemas e das pessoas. Sem o uso de produtos químicos sintéticos, o agricultor biológico trabalha com a natureza para produzir alimentos de boa qualidade. O aumento da biodiversidade, a regeneração do solo e o uso de adubos verdes são alguns dos métodos preventivos que os agricultores utilizam contra pragas e doenças.
AGRICULTURA BIODINÂMICA – Desde 1924 que a Agricultura Biodinâmica, o mais antigo movimento de agricultura ecológica, tem sido reconhecida mundialmente pela qualidade de redução e colheitas ricas em nutrientes. A biodinâmica tem um sistema de certificação independente, gerido mundialmente pela Demeter International em Darmstadt, Alemanha. A Demeter International atualmente representa milhares de quintas Demeter em mais de 60 países. O design de quintas biodinâmicas e os métodos de produção biodinâmicos visam restaurar, manter e melhorar a harmonia ecológica. Em constante diálogo com a natureza, o agricultor biodinâmico trabalha com uma abordagem espiritual e holística para criar um organismo agrícola autossustentável. Biodiversidade, rotação de culturas, compostagem, métodos preventivos para o controle de pragas e doenças e o uso de preparados biodinâmicas são ferramentas importantes para maximizar a saúde e a vitalidade dos solos, cultivos e pecuária. Tal como o projeto Demeter, a Sementes Vivas é um projeto económico e comercial, ativo na cultura e na educação (seminários, eventos, conferências), bem como no arranque e apoio de projetos sociais (escola alternativa, reflorestação).